27.2.08

Um artista

Interrompo a minha letargia bloguística para recomendar o post Contrição, do benfiquista Filipe Nunes Vicente, no Mar Salgado, sobre Lisandro López.

Sempre me ri quando me diziam que o Bergessio podia ser o Lisandro do Benfica. Pois podia, se, além de correr, soubesse jogar futebol...

Se querem comparar Lisandro, tentem recordar os velhos tempos de Derlei. Agora, adicionem-lhe um cérebro.

24.2.08

Do outro lado do horizonte

Correndo o risco fazer uma previsão errada, penso que será Barack Obama o futuro presidente dos Estados Unidos da América. Pelas condicionantes geográficas e com uma comunicação social extremamente agressiva sou constantemente obrigado a seguir mais de perto estas eleições. Com um discurso mais coerente e com ideias mais objectivas acho que Obama tem todas as condições para suceder, finalmente, a George W. Bush. No entanto, Obama, como todos os comuns dos mortais, não é perfeito. Falta-lhe experiência, em termos económicos deixa bastante a desejar, mas consegue superar todas estas suas debilidades com um discurso directo, muito assertivo e, principalmente, direccionado a problemas sociais, sendo estes, sem dúvida, o seu grande trunfo e o calcanhar de Aquiles deste País. Embora, neste momento, os E.U.A estejam à beira de uma recessão, não me parece que este será o principal tema para as próximas eleições Americanas, em Novembro. O lobby económico instalado em Washington D.C. encarregar-se-á de manobrar as dúvidas para os respectivos candidatos, mantendo o confronto Democrata, Barack Obama, e Republicano, o veterano de guerra John McCain, entre a retirada e a manutenção das tropas no Iraque. Por tudo isto, não me parece que haja muita margem de manobra para o Republicano John McCain, que representa a continuação da política de George W. Bush, ganhe a Barack Obama.

Do outro lado do horizonte

Uma das muitas coisas irritantes nos americanos é propensão para o espectáculo. Tudo é motivo para exibicionismo e poderio. Num simples acidente rodoviário entre dois carros, e eu já presenciei vários, em que aparentemente não vislumbramos nada mais do que simples amolgadelas, aparecem cerca de 8 carros de emergência. Primeiro, em grande aparato, aparecem 2 carros de bombeiros, um apaga chamas e um carro escada (vá-se lá saber porquê e o que vai lá fazer!). Seguidamente, aparecem 2 ambulâncias para qualquer eventualidade e, por fim, 4 carros patrulha da polícia, para a confusão ser total!
Não sei como é em Portugal e na maioria dos países, mas aqui, em terras do Tio Sam, todos os meses, os detentores de telemóveis e telefones fixos pagam $0,30 para os serviços de emergência. Por isso, este serviços devem ter orçamentos bastante generosos!. Mas, apesar de tudo, acho bastante adequado este método de pagamento.
No entanto, acho o modus operandi muito exagerado, mas para a América cada momento é para “It´s show time!”.

14.2.08

Histórias da carochinha

Escreve, e bem, Eduardo Pitta no Da Literatura:

"Quando um profissional como o dr. Eduardo Barroso vem dizer, como ainda ontem repetiu enfaticamente na televisão, que sem incentivos financeiros, ou seja, sem “prémios”, os médicos das unidades de transplantes vão a correr para o privado, alguma coisa vai mal no Serviço Nacional de Saúde. A lenda dos privados tem de ser desmontada, porque os privados fazem contas, e ninguém acredita que um hospital privado esteja disposto a gastar mais de oito milhões de euros por ano em 136 transplantes hepáticos (cerca de 7,5 milhões de euros) e 46 transplantes renais (cerca de 600 mil euros), que foi quanto gastou o Hospital Curry Cabral no ano passado.(...) Portanto, talvez seja altura de recomendar a tão ilustres profissionais que não devem hesitar. Se o privado está disposto a atribuir-lhes estatuto de marajá, força!"

Eduardo Barroso devia acrescentar que a ser verdade que todos os cirurgiões da sua equipa têm ofertas milionárias no privado, que é uma excepção tendo em conta a especialidade de cirurgia geral, não seria certamente a realizar transplantes.

Pesos e medidas

O governo prepara-se para apresentar no parlamento uma proposta de lei que visa agilizar os processos de contra-ordenação do Código da Estrada, com vista a evitar a sua prescrição.
Pelos vistos, nos pequenos delitos e na pequena criminalidade, não basta a existência de processos...

13.2.08

Do outro lado do horizonte


Estes americanos são engraçados! Além de terem participantes ignorantes, têm apresentadores néscios. O País que tem como capital Budapeste não é Hungary,mas sim Hungry, inacreditável...

12.2.08

RTP-Porto

No Público: "Luís Costa vai assumir a direcção da RTP-Porto". Conheço Luís Costa do jornal Público, todas as semanas escrevia uma crónica a atacar Rui Rio...

Perguntem ao Valentim

Valentim Loureiro na SIC Notícias (cito de cor): "neste país perde-se tempo a julgar o que as pessoas pensam que são crimes quando não são crimes nenhuns."

Pelo menos...

José Pacheco Pereira no Abrupto:

"Será que ouvi bem o PGR dizer, a propósito do "Apito Dourado", que a mera existência do processo, seja qual for o resultado, é já "positiva" e já "teve resultados"? Isto é completamente absurdo sob todos os pontos de vista e péssimo para o ambiente que já se vive em Portugal. Primeiro, porque podemos passar a ter processos desencadeados com intenção exemplar, funcionando para culpabilizar alguém junto da opinião pública, mesmo sem decisão judicial de culpa, apenas porque o Ministério Público tem uma agenda punitiva contra A ou contra B. Depois, porque é absurdo pensar que, se processos sobre processos chegam a tribunal e ficam pelo caminho, ou porque as pessoas foram injustamente acusadas, ou porque a instrução foi deficiente e negligente; que isso possa contribuir para qualquer outra coisa que não seja o aumento da sensação de impunidade e de ineficácia da justiça. O que parece é que o PGR não tem confiança na solidez da instrução do "Apito Dourado" ou não acredita na justiça..."

11.2.08

3 casos

José António Lima no Sol:

"António Preto, deputado do PSD, ainda com um processo a correr nos tribunais contra ele, por fraude fiscal e falsificação, no ‘caso da mala’ de dinheiro, foi nomeado pelo Parlamento relator do novo projecto de transposição da directiva europeia de combate ao branqueamento de capitais. (...)

A Câmara de Isaltino Morais entretém-se a pressionar, com pequenos processos e embargos a obras triviais na sua habitação, o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (munícipe acidental de Oeiras para azar seu) que tem em mãos a investigação judicial a Isaltino e que o pronunciou pelos crimes de participação económica em negócio, corrupção e branqueamento de capitais.(...)

A nova ministra da Saúde tem pendente sobre si, com 19 outros antigos responsáveis da Administração Regional de Saúde de Lisboa, um processo de milhões de euros a pagar ao Estado por alegada gestão danosa e pagamentos indevidos à sociedade gestora do hospital Amadora-Sintra, do grupo Mello, nos anos de 1996 a 2002.(...)"

Quem vier atrás de mim...

A governação de George W. Bush teve o dom de pôr num pedestal o seu sucessor, qualquer que ele seja. Analisando os perfis e os comentários sobre Obama, Hillary Clinton ou McCain, quase não se descobrem defeitos.
Pelo menos aos olhos do mundo, quem vier, virá carregado de esperança, com o que isso tem de bom relativamente à margem de erro e com o que tem de nefasto em termos de expectativas.

3.2.08

Gatos repetidos

Na era dos vídeos on-line, youtube, divx, etc, qual é o interesse da RTP estar sempre a repetir os programas dos Gato Fedorento?

300


O deputado do CDS-PP Telmo Correia assinou cerca de três centenas de despachos como ministro do Turismo na madrugada do dia em que o novo executivo, liderado por José Sócrates, foi empossado no Palácio da Ajuda. Apesar de estar em gestão corrente, o ex-ministro do Governo de Santana Lopes fez uma verdadeira maratona que quase não lhe deu tempo para se inteirar do que estava a assinar à pressa, após ter passado mais de uma dezena de dias sem ir ao Ministério do Turismo.

Portugueses

Somos um país estranho. Sempre que o Público noticia, e bem, qualquer facto relativo à vida do nosso primeiro surge logo um grupo de virgens ofendidas a dizer que isto não interessa a ninguém, são fait-divers. Ou só interessa ao ressabiado engenheiro Belmiro que não teria digerido o falhanço da OPA à PT. Leiam-se os comentários dos leitores que o jornal publicou ontem. Eduardo Pitta, dá um prazo de validade, agora são agit-prop, teriam tido interesse na campanha. Gente estranha...

Outros horizontes

"Retrato do Pai Natal" por João Gonçalves, no portugal dos pequeninos (vale mesmo a pena).