12.10.09

Balanço

Mesquita Machado venceu, mais uma vez, em Braga.
Apesar disso, não considero que tenha sido uma derrota estrondosa de Ricardo de Rio, como já ouvi.
A coligação Juntos por Braga subiu cerca de 3% a sua votação, aumentando os seus resultados em quase todas as freguesias e vencendo em todas as freguesias urbanas, com a conquista de Maximinos, Sé e S. Vicente.
Penso que Ricardo Rio devia considerar seriamente a sua recandidatura em 2013. Sem Mesquita Machado, é, sem dúvida, o político com maior visibilidade do concelho. Além disso, o seu trabalho nos últimos 4 anos, e mesmo com uma desigualdade gritante de armas, acabou por ser premiado.
Os grandes derrotados da noite são o BE e a CDU. Os bracarenses não os vêem como oposição real ao poder. Caso tivessem conseguido penetrar mais profundamente no seu eleitorado natural, é quase certo que o PS perderia as eleições.

9.10.09

Por Ricardo Rio

Tenho uma sincera esperança em que, no próximo Domingo, Braga se liberte do cordão de mediocridade e compadrio que tem governado a cidade nos últimos anos.
Espero que Ricardo Rio vença.
Se o fizer, tem todo o mérito. Conseguiu dar credibilidade a uma oposição que, durante anos a fio, apenas ia às urnas para evitar a derrota por falta de comparência.
É altura dos bracarenses fazerem a sua parte.