7.12.07

De onde vem o perigo?

Têm surgido algumas reacções de perplexidade por parte de alguns comentadores pelo facto da derrota de Chávez ter provocado um enorme alívio, em oposição à quase ausência de preocupação pela vitória de Putin nas legislativas russas. A verdade é que ambos ameaçam os regimes democráticos dos seus países, sendo que, à partida, a Rússia pode tornar-se um problema bem maior para o mundo do que a Venezuela.
Obviamente, este tratamento não é difícil de explicar. Chávez com as suas inanidades, declarações folclóricas e desbocadas, ao melhor estilo latino-americano, consegue muito mais facilmente a atenção dos média, despertando ódios e paixões. Como prémio, é, a par de Fidel Castro, o líder mais conhecido da América Latina. Quantos de nós se recordam do nome do seu antecessor, Rafael Caldera, sem pesquisar na internet?
Putin, mais inteligentemente, prima pela discrição, com o seu ar circunspecto, de poucas palavras. Esta postura, além de lhe conferir uma aura misteriosa e um carácter sinistro, permite-lhe escapar à atenção dos meios de comunicação social que procuram sempre o ruído e o burlesco.
Além disso, convém também não esquecer que muitos no Ocidente cresceram e viveram com a Rússia (através da ex-URSS) como sendo uma ameaça, pelo que, até por esse lado, Putin não traz grandes novidades.

Sem comentários: