27.6.08

Os nossos tribunais

Só quem não anda pelos tribunais é que pode ficar surpreendido pelo que aconteceu em Santa Maria da Feira.
Com ou sem razão, seja pelo contributo de políticos, advogados, juízes ou jornalistas, a opinião geral é a de que a nossa justiça é lenta, mal preparada, medrosa, aberta a influências e a condicionamentos. Numa palavra, injusta.
Se a este sentimento juntarmos edifícios anacrónicos, a cair de velhos, instalações eternamente provisórias, com salas mal preparadas, sem qualquer dignidade que não foram construídas nem adapatadas para aquele fim, temos o barril de pólvora que actualmente existe em cada tribunal.
Com este estado de coisas, cresce o sentimento de impunidade e de desrespeito que apenas pode desembocar em casos semelhantes ao de Santa Maria da Feira.
Entretanto, do ministro da Jusitça nem vê-lo...

20.6.08

Jogou-se futebol

Portugal perdeu bem.
Enquanto precisaram de jogar futebol, os alemães foram sempre melhores, com excepção daquele centro (o único aproveitável) de Bosingwa para a cabeça no joelho de Moutinho.
Como se temia, no meio-campo português apenas Deco aguentou a pedalada dos alemães. Ballack, Schweinsteiger e Podolsky tinham lugar todos os dias na nossa selecção, com força, técnica e tudo o que se deve exigir a um grande jogador de futebol.
Tacticamente, Scolari voltou a demonstrar que está longe de ser brilhante. Completamente desprevenido perante o reforço da linha média operada por Joachim Low que ganhou a batalha, mesmo estando longe do campo.
Nas bolas paradas, o mal de sempre. Um guarda-redes inepto que apenas se limita a rezar que a bola não chegue lá e um posicionamento defensivo displicente para um grupo em que anões se encarregam de tentar ajudar Pepe e Ricardo Carvalho.
Agora, vou ficar a torcer pela Holanda e pela Rússia que ainda foi a tempo de salvar as minhas previsões, num Europeu que está a sair bem melhor que a encomenda.

Regressando à Terra

A ideia de um novo Bloco Central, sem saber o que as eleições nos trouxeram, apenas pode ter algum cabimento para apimentar e assinalar o congresso que se avizinha. Nada mais.

12.6.08

Outros horizontes

"Felicidades para o futuro guarda-redes do Chelsea" por CAA, no Blasfémias.

Agora, descansar

Teste difícil, ontem.
A Rep. Checa mostrou ser incomparavelmente melhor que as descrições que dela foram feitas após o jogo com a Suíça.
Portugal mostrou carácter e as qualidades e defeitos que já se conheciam.
Tem uma defesa fantástica, um meio-campo entregue a um sublime Deco (melhor em campo) e um ataque ameaçador, onde não se pode dar um centímetro a Ronaldo e em que Quaresma e Nani já merecem uma oportunidade a sério.
Porém, tem um dos piores guarda-redes do torneio (Cech está muito mal acompanhado no grupo A), faltam quilos na linha média e o ponta de lança limita-se a fazer tabelas (ponha-se lá um meco). Que faria a imprensa amiga se conseguisse marcar golos...
Resumindo, estamos bem lançados e até agora só a Alemanha, a Espanha e a Holanda me pareceram ao mesmo nível.

P.S. - Péssima altura para anunciar a saída de Scolari, mas ele já sabe que tudo lhe perdoam.

Nunca é fácil

Muitos dos que peroram constantemente contra a falta de credibilidade e seriedade da política, já começam a acusar Manuela Ferreira Leite de se ter evaporado, por nada ter dito acerca do bloqueio dos camionistas.
A senhora foi eleita há pouco mais de uma semana e já esperam que venha com soluções milagrosas.
É esse o grande mal da política actual. Criou-se o mito de que não se pode nunca estar calado, para se poder vender jornais e abrir telejornais. Depois admiram-se que saia asneira...

11.6.08

No país dos camiões

Afinal somos um país governado por camionistas!

Até quando?

Está na altura do governo deixar de anunciar a sua inflexibilidade e começar a actuar.
O país não pode ficar refém de um bloqueio intimidatório que pouco ou nada tem de legal, democraticamente disfarçado de protesto.
Impedir as pessoas de trabalhar, ameaçar quem tenta furar o bloqueio, destruir mercadorias e camiões. Que mais precisam de fazer para que comecem a ser tratados como merecem?

10.6.08

Génios

Não tenho recordações de Diamantino como jogador, mas ao ouvir os seus comentários na Sport TV, imagino que tenha sido um génio incompreendido tais são as suas perplexidades e soluções fáceis para tudo que vê.

9.6.08

Uma questão

Provavelmente sou eu que não percebo nada, mas por que razão os camionistas, ao invés de estarem à espera que o Estado, através do governo, lhes resolva o problema, nem sequer equacionam fazer reflectir o aumento dos custos no preço final?

Venha o próximo

Portugal começou muito bem.
Temos, provavelmente, a melhor defesa do europeu. Aliás, os dois defesas centrais podiam perfeitamente ser médios criativos da selecção austríaca.
O meio campo, com Petit e Deco a caminhar para o seu nível, e com um João Moutinho que faz tudo, apenas ainda deixa dúvidas quando tivermos de defrontar adversários mais fortes fisicamente que nos obriguem a disputar bolas no ar.
No ataque, Ronaldo está longe de estar só. Simão está bem e ainda há Nani e Quaresma a salivar por um lugar.
Nuno Gomes esteve óptimo no passe para Pepe e fez uma exibição interessante, mas é perigoso gabar tanto um ponta de lança por ter enviado duas bolas de golo aos ferros.

7.6.08

Euro 2008

Finalmente o futebol vai começar.
À partida, aposto na França que tem um ataque demolidor, com Ribéry, Benzema, Henry e a revelação Gomis.
Para surpreender penso que vamos ter a Rússia, com um grande treinador (provavelmente o melhor do Euro) que pode utilizar como base a equipa do Zénit, vencedora da taça UEFA.
Portugal é uma incógnita (que Deco e Petit vamos ter?), mas acho que o ponta de lança vai fazer muita falta...
Pena a ausência da Inglaterra.

6.6.08

Um pouco de credibilidade apenas

É certo que há que contar com a inestimável colaboração de Manuel Alegre, mas a verdade é que, coincidência ou não, apenas poucos dias após a eleição de Manuela Ferreira Leite, a instabilidade interna quase que transitou totalmente do PSD para o PS.

Também tu Público?

Aviso à imprensa desportiva lisboeta


Estejam descansados, o Porto, aconteça o que acontecer, não vai vender a equipa toda, muito menos em saldos. Acalmem-se!

P.S. - Gosto sempre de ouvir o presidente Vieira a falar de honestidade!

5.6.08

Entretanto

O petróleo continua em descida, mas não se anuncia qualquer descida nos preços dos combustíveis. Que é feito daquele acompanhamento quase diário?

4.6.08

Pesos e medidas

O FC Porto foi afastado da Liga dos Campeões da próxima época.
Independentemente da justeza da decisão, que acho muito discutível, com base no mesmo raciocínio, não entendo como puderam participar nas competições europeias desta época o AC Milan e a Fiorentina e como poderá a Juventus participar na próxima época.
Nenhum dos três clubes foi ainda alvo de uma decisão semelhante, pelo que nunca se poderá dizer que já foram sancionados por isso, e os factos pelos quais foram punidos dizem respeito a uma época mais recente do que a dos factos imputados ao FC Porto.
Depois do último título conquistado, não há dúvida de que o Benfica consegue entrar na próxima Liga dos Campeões com toda a dignidade...

3.6.08

Entretanto

Enquanto a Autoridade da Concorrência passa um atestado de bom comportamento às petrolíferas que actuam em Portugal, diga-se que o preço petróleo nos mercados internacionais continua a descer.
Mas sem histerismos ou alarmismos, não vão os preços dos combustíveis começar a descer por aí abaixo...

Inquérito

Acha que o governo devia baixar os impostos sobre os combustíveis? Votem ao lado.

2.6.08

Tempos diferentes

A vitória de Manuela Ferreira Leite é uma boa notícia.
Em primeiro lugar, é muito boa para o PSD. O partido pode agora ter um pouco de paz, viver com mais tranquilidade (são de realçar as declarações de Pedro Passos Coelho) e recuperar a credibilidade e o respeito que andaram tão afastados nos tempos mais recentes. Os eleitores do PSD, ao assumirem a clara preferência do eleitorado do país, demonstraram a real importância das tricas partidárias, das guerras do aparelho e das manobras de bastidores.
Em segundo lugar, esta eleição marca uma fase nova na nossa democracia. Ferreira Leite é a antítese do político de plástico, com verbo fácil que apresenta propostas e promessas ao sabor da sua conveniência e oportunidade. Demonstrou que é possível vencer sem fazer concessões na seriedade e na coerência. Pode não vencer as legislativas, mas elevará o debate político para outro patamar.

O mais difícil está feito...

Numa altura em que todos os organismos mundiais alteram as suas previsões económicas quase mensalmente, não deixa de ser estranho que se venham fixar preços para um comboio que, na melhor das hipóteses, começará a circular em 2013 (?).
Agora só falta mesmo fazer...

Outros horizontes

"Andar por aí, por ali, por acolá, e ainda um bocadinho por além, mas nunca muito longe" por Pedro Picoito, n'O Cachimbo de Magritte.

1.6.08

Ad nauseum

Relativamente aos directos sobre a "selecção de Scolari" já sabíamos o que esperar dos nossos canais generalistas, a náusea absoluta, pior é difícil mas é o expectável. Que a SIC-N, um canal pretensamente respeitável, alinhe na palhaçada é lamentável. Claro que felizmente há o telecomando...