22.2.09

Crise na comunicação social

Sendo a comunicação social um dos domínios de maior influência na sociedade em geral, é com preocupação que assisto à lenta agonia da SIC. Os sinais da crise neste canal de televisão, outrora líder de audiências, são por demais evidentes. Depois do declínio da popularidade das telenovelas brasileiras e da emissão até à exaustão dos "Malucos do Riso" a SIC atingiu o último nível de decadência com a emissão de programas requentados de "apanhados" em horário nobre. Mas isto não constitui em si o facto mais grave. A crise deste canal torna-se motivo de preocupação quando se verifica, de forma evidente, que os próprios programas de informação deixaram de se focar em factos jornalísticos (que exigem o recurso a meios de investigação) para passarem a apostar em peças descritivas introduzidas pela frase "há cada vez mais portugueses a..." seguidas de imagens recolhidas na rua e umas entrevistas à população. Quando se sabe que os órgãos de comunicação social públicos não são conhecidos pela sua irreverência e crítica ao Governo, uma comunicação social privada decadente é um sinal péssimo também para a democracia.

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