31.5.07

Dias de greve II


Numa época em que já existem poucos patrões (no sentido mais antigo da palavra, daquele senhor que, sozinho, controlava os meios de produção) e em que a maioria dos trabalhadores apenas conhece ou sabe quem é o seu chefe ou superior hierárquico, a greve tem perdido grande parte do seu significado social.
Os funcionários públicos, para quem a segurança no emprego ainda é um valor absoluto, ainda têm a figura do ministro ou do primeiro-ministro que, todos os dias, lança mais uma medida para lhes retirar direitos.
Agora, no sector privado, poucos sabem quem são os verdadeiros patrões, geralmente, grandes grupos económicos, cujo capital está espalhado pelos quatro cantos do mundo, mudando de mãos ao sabor dos ciclos económicos. Para quem aí trabalha, a conservação do posto de trabalho é o objectivo e os outros direitos passam a ter um significado muito secundário.
Nas pequenas e médias empresas, a sua actividade, por natureza, não se compadece com dias de greve.
Tudo isto leva a que um dia de greve geral seja apresentado na comunicação social como o dia em que os trabalhadores do sector público complicam a vida aos trabalhadores do sector privado, obrigando-os a intermináveis horas à espera do transporte que não vem, a dar como perdido o dia de folga que tiraram para ir às repartições ou a enfrentar o enésimo adiamento da audiência em tribunal.

Sem comentários: