23.5.07

Jesualdo Ferreira I

Jesualdo Ferreira está longe de ser uma figura querida no meio dos adeptos portistas. Apesar de ter sido campeão, a verdade é que o mérito dificilmente lhe é reconhecido. Bem pelo contrário, o que mais se tem realçado é o facto do FC Porto lhe ter dado o primeiro título da carreira como treinador principal.
Jesualdo não é um personagem fácil. Não tem a facilidade de discurso (ou de vender banha de cobra) da nova vaga de treinadores que se tentou apoderar do legado de Mourinho, nem tem o ar bonacheirão e de piada fácil da velha geração.
No entanto, há que lhe conceder algumas virtudes no campeonato que acabou de ganhar.
Partiu em inferioridade relativamente aos seus adversários, já que não escolheu o plantel e entrou uma semana antes da competição se iniciar.
Teve a arte e a confiança para apostar em Bruno Alves e transformá-lo num bom defesa central.
Deve ter sido ideia sua dar uma moto a Bosingwa para que este ultrapassasse, em alta velocidade, todos os adversários com quem se cruzou.
Conseguiu, ainda que por tempo limitado, voltar a mostrar-nos um Postiga que, em tempos, chegou a ser um dos avançados mais promissores da Europa.
Recuperou Lisandro Lopez para o plantel e deu-lhe o papel que todos os portistas sabiam ser o dele, com excepção do indecifrável Co Adriaanse.
Trouxe o melhor lateral esquerdo, a jogar com o pé direito, da Liga.

(Continua)

1 comentário:

Francisco Rodrigues disse...

Ora aí está Rui Pedro. Eu acho que o Jesualdo, longe de ser um treinador fora de série, e diga-se por vezes demasiado receoso, é sem dúvida um dos obreiros deste justíssimo título do FCP. E esses méritos que enumeraste, muito bem, são dele.