28.6.07

Braga

Hoje, quando lia n'Avenida Central este post que citava um editorial do JN, que se queixava de um clima de claustrofobia que se vive na cidade do Porto, lembrei-me de Braga. Este triste exemplo de mediocridade nacional. Braga, que pretende ser a terceira cidade do país, não consegue escapar deste fatalismo provinciano que os seus autarcas e bracarenses lhe destinaram.
Tendo em conta a importância relativa da cidade para a região, nunca foi objecto de discussão séria e passa completamente ao lado dos media nacionais. Aqui sim, há claustrofobia. Mas mesmo assim, Mesquita e o seu séquito não fazem capa de jornais nem são referidos em editoriais inflamados. Eles, certamente, agradecem a invisibilidade.
Perdoem-me o radicalismo, mas apenas os pouco exigentes (ou mesmo medíocres) se podem contentar com a situação desta cidade.
Teve todas as condições para ter um crescimento urbano decente e hoje é um paradigma do urbanismo terceiro-mundista que grassa em Portugal. Fujacal, vale de Lamaçães, Galécia, Shopping Santa Cruz, a lista é interminável. Prédios sobre prédios, ausência de espaços verdes, carros que engolem ruas, qualidade miserável de construção, negócios obscuros, tudo isto é Braga do século XXI.
Não sei se isto ainda é o reflexo de um Portugal rural e atrasado, com maior predomínio no Norte, que não ainda não conseguiu a transição para a modernidade, e que acaba por se reflectir nestes produtos autárquicos...

5 comentários:

Anónimo disse...

(retirado avenidacentral.blogspot.com)

Estes senhores que comentam em blogs a situação do urbanismo de Braga levam-me a pensar o quanto as pessoas em Braga são acomodadas. É novidade a forma catastrófica como Braga está a crescer? O homenzinho que está na câmara está lá a fazer vigarices desde ontem? Não, está há 30 (trinta) anos. É novidade para alguém que Braga é uma faroeste com o polvo instalado entre câmara e os trolhas? Julgo não ser novidade nenhuma. Porque as coisas continuam assim? Única e simplesmente por culpa dos bracarrenses! De todos, sem excepção. Culpa dos que são ignorantes e/ou fazem parte do polvo e votam no homenzinho e dos outros que são acomodados.
Porque só aparece gente a comentar em blogs e na vida real nada fazem??? Porque sempre que se tentou organizar conversas/debates sobre a cidade de Braga quase ninguém aparecia? Porque não se denunciam situações que dia-a-dia estão á vista de todos?
Não se queixem dos media portugueses, logicamente que eles não vão dar destaque a Braga de livre iniciativa. Portugal é Lisboa e alguns dias, também, o Porto. Caso se pretendam colocar nos media os inúmeros escândalos que se vivem em Braga, a iniciativa terá que ser dos bracarenses. Durante 30 (trinta) anos todos conviveram com esta situação e ninguém nada fez de verdade para inverter isto. Criar blogs e comentar em blogs é fácil e confortável mas de nada adianta.A culpa é dos bracarenses! Sou de Braga mas tenho a perfeita consciência que Braga é um caso perdido. Não me revejo em Braga e tenho vergonha da fama que Braga tem: cidade de trolhas novos ricos, que andam em bons carros mas nem sabem falar nem comer à mesa.

Horácio L. Azevedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Horácio L. Azevedo disse...

Assumo o meu défice de participação cívica. A discussão em blogues tem o seu valor, é melhor que nada... Também acredito na democracia e no voto popular. Claro que não é fácil perder a esperança na situação de Braga.

Unknown disse...

já tive umaparticipação cívica, através do prjectobragatempo, antes de este enveredar por um lado mais elitista e cultural.

Braga é uma cidade rural, pois urbanismo e urnbanidade nunca teve, é apenas um amontoado de cimento sem nexo. eu até não me oponho à construção, desde que seja bem feita, estruturada e bem planeada; mas o que acontece em braga é que a cidade é planeada às fracóes de loteamentos, nunca como um todo. vai daí, temos lugares como os citados no post, e temos vias de comunicação que funcionam melhore que muralhas, uma vez que criam literalmente um fosso entre cidade e o que está à volta.

acredito que que mora em braga (cidade) esteja cansado do MM, mas o problema vêm do concelho.. há muitas freguesias rurais e suburbandas onde o grau de iliteracia é alto, e que com uma piscina e algumas ruas asfaltadas fazem a festa!

Horácio L. Azevedo disse...

Concordo!