12.10.07

Rua da Cruz da Pedra

A Rua da Cruz de Pedra, em Braga, sempre me intrigou. Apesar de ter uma área considerável e estar praticamente no centro da cidade, mantém uma grande quantidade de prédios devolutos e em avançado estado de degradação, com passeios exíguos e o asfalto muito deteriorado. A Câmara de Municipal de Braga, sempre tão preocupada em transformar os locais em sítios onde as pessoas possam passear sem o constrangimento dos carros, a circular ou estacionados, sempre a esqueceu.
E a verdade é que teria todo o interesse revitalizá-la. À imagem das obras que estão ser feitas da Rua D. Afonso Henriques (com as quais discordo), podiam ser feitos melhoramentos urbanísticos, alargando os passeios e introduzindo calçada a substituir o alcatrão, criando-se uma nova área semi-pedonal.
O trânsito de veículos é muito reduzido, pelo que não se criaria qualquer entrave à actual circulação automóvel. Pelo contrário, as pessoas que se deslocam da zona de Maximinos para o centro, a pé, começariam a sentir-se tentadas a percorrê-la, uma vez que é o trajecto mais directo e curto de ligação à Rua do Souto. Tal facto acabaria por atrair as lojas comerciais e moradores, acabando por se recuperar naturalmente os edifícios envolventes, criando-se, ou melhor, alargando-se a actual centralidade.
O grande problema é que certamente os mais altos interesses imobiliários da cidade não se contentariam com a actual área de contrução implantada...

Sem comentários: