12.1.08

Do outro lado do horizonte

Após uma despedida extremamente difícil da pessoa mais importante da minha vida e depois de uma viagem com alguma turbulência, finalmente cheguei ao meu destino, Boston, capital do estado de Massachusetts, para efectuar um velho sonho, tirar um Master Business Administration. Embora tenha uma formação essencialmente técnica, o meu percurso profissional levou-me para as áreas de gestão operacional. Não estou de acordo com muitos dos nossos ilustres gestores-engenheiros de grandes empresas portuguesas que afirmam que um bom engenheiro, se não é gestor ao fim de cinco anos do inicio da sua vida profissional, é um fracassado. Existem excelentes engenheiros técnicos e excelentes engenheiros gestores, a maior parte das vezes depende das oportunidades que surgem nas nossas carreiras. Por tudo isto, e principalmente porque gosto de economia, decidi tirar esta graduação que nos obriga a estudar casos práticos de empresas que atingiram e porque atingiram os sucessos nos seus negócios. Embora seja muito difícil estar aqui sozinho, no entanto, temos que continuar a progredir na nossa carreira e continuar a perseguir os nossos objectivos. Nada como ter uma mulher ao nosso lado que nos apoia e principalmente que nos ensina que na vida devemos lutar pelos nossos sonhos e que o comodismo é inimigo do sucesso. Espero conseguir algum tempo para escrever e contar, aqui, algumas das peripécias que, de certeza, me irão acontecer, principalmente os choques culturais entre nós, europeus, e os descendentes do “Uncle Sam”.

Sem comentários: