2.3.08

Avaliação dos Professores

As novas regras de avaliação dos professores, apesar de amplamente contestadas pela classe docente, com o apoio dos sindicatos, têm recebido apoio generalizado da restante população. De facto, existe a percepção geral de que o Sistema Educativo necessita de uma reformulação profunda e que a avaliação dos professores é um dos aspectos fundamentais nesse proceso. No entanto, o recente episódio que veio a público acerca de uma proposta de grelha de avaliação numa escola de Leiria que incluía, como tópico de avaliação, as críticas feitas pelo professor às medidas implementadas, constitui um sinal de elevada gravidade quando ao rumo que a situação está a tomar. Apesar de esse tópico de avaliação ter sido, aparentemente, rejeitado pelo Conselho Pedagógico da escola em causa, este episódio deveria ter tido consequências. Exigir-se-ia, desde já, a responsabilização de quem tomou a iniciativa de propor um tópico de avaliação que pretende restringir um dos direitos fundamentais de qualquer cidadão, o direito à liberdade de expressão. A simples sugestão de que fazer críticas às medidas do Governo é um dos critérios de avaliação não deveria ser compatível com o exercício de cargos de direcção na Função Pública. Por outro lado, este episódio vem legitimar, de forma preocupante, o discurso aparentemente anacrónico dos sindicatos que reclama o respeito pelos professores e o fim das perseguições de que têm sido alvo.

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