4.3.09

Do outro lado do horizonte

Após o que tenho visto em Portugal sobre a corrupção na classe politica, quer nos poderes locais ou nacionais, tenho reflectido sobre as diferenças entre Portugal e os Estados Unidos no que diz respeito a este tipo de corrupção.
Embora percentualmente estes casos sejam inferiores nos Estados Unidos, as leis são mais severas e os responsáveis vão mesmo parar à cadeia. Mais, a corrupção em Portugal é mais do tipo “chico espertismo” e sempre em proveito próprio, o que aqui não acontece tanto (o proveito é muito repartido).
No entanto, o poder do lobby instalado nos meandros de Washington D.C. é poderosíssimo e sem dúvida que é dos países em que isso mais se destaca, não só pelo apoio livre e visível aos candidatos, sejam eles senadores ou governadores, por parte das empresas, que doam milhões de dólares para as suas campanhas, mas também pela pressão que essas mesmas empresas exercem na aplicação de leis que as favoreçam.
Provavelmente já não estarei aqui, em terras do “tio Sam”, para assistir à incriminação e culpabilização de alguns dos responsáveis do Governo,liderado pelo antigo presidente George W. Bush, nomeadamente do tesouro, pelos seus actos no mercado de capitais que muito têm destruído a imagem dos Estados Unidos, como país dito de primeiro mundo, e mais grave ainda, lançando o caos nos mercados financeiros.

Sem comentários: