25.10.05

Fibromialgia

No passado Domingo, durante mais uma reportagem sobre Fibromialgia (que passam recorrentemente nos telejornais, não se sabe bem porquê) foi muito interessante o testemunho que uma doente deu acerca da sua experiência. A senhora foi aconselhada pelo seu médico de família a consultar um Psiquiatra, uma vez que não havia explicação orgânica para os sintomas (isto é, a intensidade das dores sentidas não tinham correspondência com a gravidade das lesões físicas). Perante isto, a senhora ficou "muito ofendida", segundo as suas próprias palavras.
A fibromialgia é realmente uma doença psico-somática, isto é, com componentes físicas e psicológicas que têm que ser encaradas globalmente na abordagem ao doente e assim se justifica que as consultas de Medicina Psicossomática sejam realizadas por Psiquiatras, em estreita colaboração com os Reumatologistas que são quem faz normalmente o diagnóstico da doença. Estas consultas representam uma fracção muito significativa do volume de consultas efectuadas na Psiquiatria e é a área que mais tem crescido nos últimos anos, tendo sido necessário reforçar bastante as equipas de profissionais de saúde.
O sentimento de "ofensa" referido pela senhora entrevistada é um reflexo de algo que é muito frequente nestes doentes: face a sintomas estranhos sem causa conhecida (dores por todo o corpo e fraqueza generalizada) que provocam incapacidade para as actividades diárias, os doentes são muitas vezes incompreendidos pelos outros, que atribuem as queixas a "fingimento" ou a simples "perguiça". Neste caso, o conselho de consultar o Psiquiatra foi perfeitamente adequado embora, talvez devido às conotações habituais com a Doença Mental, a doente o tenha encarado como mais uma prova de incompreensão da sua doença.

1 comentário:

Horácio L. Azevedo disse...

Também não consigo perceber qual a razão desse recorrente destaque da fibromialgia, incompreensível...