17.10.05

Micro-causas

Muito se tem escrito sobre as micro-causas nos blogues portugueses, a respeito desta causa, lançada por Paulo Gorjão, no Bloguítica, a que este blogue, por meu intermédio, aderiu, e que levou mesmo o jornal Público a prometer pronunciar-se sobre a questão por ela lançada (vamos ver com que resultados), através do seu director José Manuel Fernandes, no programa da 2, Clube dos Jornalistas.
Entre ataques (alguns insultuosos) e elogios, chegou-se mesmo a dizer que a micro-causa, em si, e a sua amplitude, seriam uma farsa, já que muitos blogues apenas aderiram a ela para, assim, poderem ganhar um espaço de publicidade fácil, através de um link no site Bloguítica (um dos mais lidos na blogosfera portuguesa).
Devo dizer que foi a primeira vez que aderi a uma causa na blogosfera. Tenho plena consciência que o Linha do Horizonte é um blogue quase familiar, para amigos, e sendo óbvio que todos aqueles que escrevem e dão opiniões sobre algo gostam de ser lidos e levados em conta, nunca fui adepto de utilizar estratagemas para chamar a atenção e nunca trairia os meus princípios e convicções em troca de alguns minutos ou linhas de atenção. Utilizo o blogue para escrever o que sinto e o que penso. Deste modo, quero dizer que decidi aderir a esta causa por vários motivos.

Em primeiro lugar, penso que as acusações do jornal Público eram de tal modo graves que, dadas as respostas do PS e de Fátima Felgueiras, os leitores do jornal não podiam ficar sem um profundo esclarecimento sobre o que realmente se passou e sobre o modo como foi apurada a notícia. Mais ainda, quando o Público é o meu jornal de referência, que leio diariamente.

Em segundo lugar, achei que Paulo Gorjão levantou as questões certas que deveriam ser esclarecidas.

Em terceiro lugar, gosto muito do Bloguítica, que acho extremamente interessante, e concordo, na maioria das vezes, com as visões de Paulo Gorjão (que não conheço ou mantenho qualquer relação, que não a leitura diária do seu blogue). Penso que o seu autor, além de incisivo, lúcido e acutilante, tenta ser o mais independente possível e, sendo um dos blogues mais lidos da nossa blogosfera, pareceu-me que a causa por ele lançada poderia ter algum efeito útil (o que de facto se veio a verificar).

Por fim, não foi qualquer razão político-partidária que me fez subscrever a causa. Chegaram a ser ridículas algumas reacções inflamadas, pois os aderentes foram mesmo acusados de serem instrumentos/apoiantes do partido do governo, o que não é, manifestamente, o meu caso.
Igualmente não foi nenhum efémero efeito publicitário que me moveu. Ainda que seja sempre agradável ser visitado, prefiro sê-lo por algo que escrevi ou disse, e não por nenhuma colagem que dê automaticamente direito a um link. A esse respeito, basta ver que actividade do blogue, nesses dias, continuou a ser muito reduzida, como tem sido nos últimos tempos, dada alguma falta de disponibilidade para aqui escrever e a habitual falta de comparência de alguns dos seus colaboradores.

Gostaria de agradecer a Paulo Gorjão a oportunidade que me deu de amplificar esta minha explicação no Bloguítica.

Sem comentários: