21.10.05

Aí têm o candidato

Cavaco Silva anunciou ontem a tão esperada candidatura presidencial. Pessoalmente, espero que vença!
Penso que o seu discurso foi correcto e eficaz, fazendo passar, pelo menos, três ideias fortes que o ajudam a diferenciar-se dos outros candidatos e podem descansar algumas almas mais inquietas.

Faz questão de respeitar a constituição e os poderes presidenciais. (Como, aliás, seria óbvio.)

É o porta-voz de si próprio. (Fazendo, assim, cessar as declarações abusivas de alguns adversários, disfarçados ou não, e em contraponto à ideia peregrina do candidato Mário Soares, que remete para um porta-voz quando ele próprio está presente e em condições de falar.)

Não se candidata contra ninguém, mas sim por Portugal. (Ao contrário do que, ainda ontem, se viu em Viseu, e à noite na SIC, naqueles quadrados na margem superior direita.)

P.S. Aquele jornalista loiro da SIC, que cobria a saída de Cavaco Silva da sala onde este anunciou a candidatura, ainda hoje deve acordar com suores frios dos pesadelos com algum ex-segurança de Cavaco. Terá sido algum caso de amor não correspondido?

3 comentários:

Politikos disse...

Esse jornalista é apenas e só um dos melhores repórteres da SIC. E exactamente por isso. Por ser atento ao detalhe, ao pormenor e reparar naquilo em que mais ninguém repara. A «estória» dos seguranças foi mto bem observada. Admira-me ainda que poucos tenhgam reparado nos cânticos de «claque» de futebol, com vários «allez Cavaco, allez» que se ouviram nas escadas. É isto que faz a diferença nas reportagens. Independentemente das simpatias pessoais e políticas pelo candidato. Até porque os discursos de uns e de outros são «déjà vu» mto pouco entusiasmantes, diria mesmo completamente entediantes. Infelizmente, para todos nós...

Pedro C. Azevedo disse...

Até seria um bom pormenor de reportagem, não fosse o facto do próprio jornalista ter dito que poderia ser "pura especulação", o que não se coaduna muito com a função que ele estava ali a desempenhar.

Politikos disse...

Ora bem, mais me ajuda. Isso só demonstra que o comportamente dele foi sério e correcto. Registou o facto mas teve o cuidado de dizer que talvez fosse especulação. Estranho seria ele ter deixado de fora essa observação. Aliás foi notório o aparato de segurança em torno de Cavaco, em contraste com o dos outros candidatos. Mas, no fundo sempre assim foi. Até na praia, como todos nos lembramos...
São estilos. Isso não é bom nem mau... embora eu não goste...