27.9.06

Futebol académico

Ontem, Jesualdo Ferreira seguiu a máxima habitual dos treinadores portugueses.
Durante semanas ou meses treina-se um sistema de jogo e criam-se determinadas rotinas tácticas e hábitos entre os jogadores.
Esse modelo é trabalhado e utilizado, na grande maioria dos jogos, contra as equipas do campeonato interno e contra aqueles adversários teoricamente mais acessíveis. Os resultados são razoáveis ou mesmo bons.
Até que chega o jogo mais importante da época, em que se vai defrontar um adversário mais forte. Qual a solução a apresentar?
Em vez de se apostar no modelo em que se trabalhou durante dias a fio, decide-se inventar, criar o tal efeito surpresa, quebrar os hábitos adquiridos, esperando que uma qualquer inspiração divina decida o jogo a seu favor e os adversários se transformem em baratas tontas, tal a estupefacção pela inovação apresentada e pela genialidade do treinador.
Resultado final: a equipa nunca se encontra dentro de campo, tranformando-se numa presa fácil para um adversário já de si forte e em que apenas o trabalho acumulado poderia diminuir a diferença entre ambos os conjuntos.

P.S. - Por alguma razão, desde que me lembro de acompanhar futebol, o único treinador que nunca optou por demonstrar tamanha sagacidade foi José Mourinho, que apenas se limitava a apostar nos melhores e nos sistemas de jogo trabalhados até então.

1 comentário:

João Pedro Martins disse...

Concordo plenamente e comentámo-lo logo na primeira vislumbradela da equipa titular.
Quanto a Mourinho, apenas a apontar as apostas em Zé Bosingwa para extremo direito no início da sua 3ª temporada no Porto.