11.2.07

Referendo

Penso que a questão do aborto não deveria ser compatível com manifestações de regozijo.
Apesar do resultado, a histeria dos movimentos do sim chega a ser repugnante.

6 comentários:

osso disse...

Temos que saber ganhar e saber perder.

Considero este um comentário desnecessário.

Desculpa Pedro...

Pedro C. Azevedo disse...

Eu sou a favor do sim.
O que acontece é que, em minha opinião, este é um assunto onde nunca se ganha.

Francisco Rodrigues disse...

Para começar, há que se analisar porque é que 4 milhões de portugueses não foram votar. Se calhar foi por os partidos políticos terem-se metido ao barulho; talvez o mau tempo; talvez o fanatismo da igreja; ou por nao concordarem com a pergunta; ou por detestarem visceralmente a classe politica que goza com o povo; ou por nao acreditarem nesta nossa democracia; por tudo....não faço a menor ideia.
Devo dizer que votei sim. Motivo? Despenalização. Basta-me.
Fui durante toda a campanha um NÃO, não convicto. Note-se não convicto.
Na democracia, e num referendo desta índole tão intimista e que apela a uma consciência profunda, reservei-me o direito de pensar ponderadamente, sempre com uma atitude de máxima prudência e, acima de tudo observação. Desconfiei sempre ligeiramente daqueles que eram absolutamente convictos, ou do SIM ou do NAO, não conseguia perceber tanta determinação, mas isto não me incomodou ou influenciou minimamente. Em democracia, e na nossa democracia, existe o dia (sábado) de reflexão e desta vez usei-o ao máximo.
Não concordo que as mulheres tenham que responder em tribunal por abortarem, nem concordo que elas tenham que abortar em talhos, caso não sejam ricas. Mas também não concordo que o aborto se torne num acto banal, à fartazana. Espero que isso não aconteça. E custa-me pensar que um feto de 10 semanas vai ser abortado, seja qual for a razao. Mas, para mim, a lei que punia com 3 anos as mulheres falou mais alto que tudo. São as minhas razões e não são melhores que qualquer outra pessoa que tenha votdo. Que fique bem claro.


Quero deixar um voto muito negativo ao ministério da educação, porque no inicio deste problema todo reside muita falta de formaçao e informaçao do povo portugues na educação sexual, mas não só. Este é para mim o problema principal.

Horácio L. Azevedo disse...

Pode ter havido exageros mas o tom do post parece-me excessivo.

osso disse...

eu apoio a interferência partidária para a elevada abstenção

Francisco Rodrigues disse...

Concordo, os partidos jamais se deveriam ter intrometido num referendo desta indole.