12.4.07

A apologia de Sócrates

José Sócrates não apresentou qualquer facto novo, ontem à noite, na entrevista à RTP1, limitando-se a reproduzir o que já tinha dito, ele próprio ou o seu gabinete.
A prova de um currículo académico faz-se, essencialmente, por via documental. Ora essa prova está inquinada desde início, tendo sido os seus contornos duvidosos que suscitaram toda esta polémica.
O primeiro-ministro baseou-se unicamente nos documentos que já eram do conhecimento público e que motivaram todo este processo. Ainda ameaçou mostrar os alegados recibos de pagamento de propinas, mas rapidamente voltou a enfiar os papéis na sua pasta e não sem antes referir que provavelmente a UnI não os teria. A verdade é que ali poderia estar qualquer recibo, até mesmo a lista de compras do palácio de S. Bento, que ninguém saberia.
Aliás, até houve uma contradição. Depois de dizer ao Público que não se lembrava de quem tinham sido os seus professores, ontem já se recordava das aulas de Luís Arouca.
Aqueles que se consideram esclarecidos fazem-no porque acreditam na palavra de Sócrates, nada mais.
Pese embora tudo isto e de todo o constrangimento de se ver obrigado a explicar os seus actos como se estivesse a ser julgado, pode-se dizer que José Sócrates conseguiu, pelo menos, amansar um pouco as águas. O seu percurso académico é nebuloso, mas essa nuvem não chega para colocá-lo definitivamente em causa e o facto de ter dado a cara já constitui, por si só, um bom sinal para o seu eleitorado.
O pior desta polémica será quando sair do poder. É que para já as pessoas podem sempre tratá-lo por sr. primeiro-ministro. E depois, como vai ser?...

4 comentários:

Horácio L. Azevedo disse...

Também não vamos exagerar. Não estamos à espera que um primeiro-ministro leve documentos forjados...

Pedro C. Azevedo disse...

Nem eu estou a dizer isso. Apenas referi que ali poderia estar o que ele quisesse.

Horácio L. Azevedo disse...

Mas só considerar a possibilidade...

Pedro C. Azevedo disse...

É exactamente o mesmo que considerar a possibilidade de o primeiro-ministro pode ter aceitado beneficiar de favores para obter a sua licenciatura.
Além disso, o que eu disse foi que aqueles papéis nada provam. É apenas a sua palavra que está em causa.