2.4.07

SIC Benfica

Numa reportagem que não envergonharia o futuro, sempre adiado e anunciado canal Benfica, a SIC descobriu que os adeptos do Porto são todos um arruaceiros e energúmenos.
Toda a peça foi acompanhada de uma mensagem de rodapé que indicava que um adepto do Porto teria sido detido por agressões à polícia. Relembre-se que, pelo menos, três mil adeptos do Porto se deslocaram ao estádio do Benfica.
Os jornalistas esforçaram-se por mostrar imagens de adeptos portistas em modo de destruição. No entanto, por azar, as únicas imagens que conseguiram passar foi a de adeptos benfiquistas em acelerada corrida, fugindo de uma carga policial. No mais, apenas apareceu a habitual confusão, geral a qualquer concentração de pessoas, com os inevitáveis empurrões e com os dispensáveis cânticos insultuosos, que são gerais a todas as claques de qualquer clube.
Devo dizer que sou contra a existência das claques e que, em última análise, cada um deve ser responsabilizado pelos próprios actos. Porém causou-se total espanto como é que numa reportagem sobre alegada violência num jogo de futebol profissional, e em que, essencialmente, estava em causa o arremesso de petardos, nenhum jornalista procurou saber junto do clube organizador por que razão decidiu unilateralmente colocar a claque portista num andar superior do estádio, contrariando as mais elementares regras de segurança.

2 comentários:

Anónimo disse...

Unilateralmente? Permito-me discordar. E convém recordar que naquela bancada já ficaram 2 mil adeptos do Paris Saint Germain e 4 mil escoceses do Celtic. Nem uma cadeira se partiu. O problema não é do local, que aliás evita que os objectos arremessados atinjam o relvado. O problema é da gente que compõe as claques do Porto: selvagens e meninas que usam t-shirts a dizer "antes puta que benfiquista". Um mimo!

Horácio L. Azevedo disse...

Em relação à natureza das claques, não há grandes dúvidas. São quase associações criminosas.