Dias de sol
Quem estava habituado a consultar as previsões da meteorologia através de sítios da internet, há alguns anos que deparava com a informação acerca dos raios ultra-violeta e sobre a sua intensidade. Diga-se que os valores de então eram exactamente os mesmos que se verificam agora. No entanto essa informação nunca era veiculada pela comunicação social que, mesmo nas vagas de calor, se limitava quase sempre a prever a nebulosidade, o vento e a temperatura.
Acontece que este ano o Verão tem sido bem menos quente e bem mais húmido que o habitual, com evidentes consequências nas idas à praia e, certamente, na compra de protectores solares. Coincidência ou não, não há dia em que o sol espreite que as televisões, as rádios e os jornais não nos atirem em pânico e até à exaustão o índice previsto de raios UV e a necessidade de se cobrir de creme protector.
Não quero com isto passar a ideia que os protectores são desnecessários. Bem pelo contrário. No meu caso são condição sine qua non para poder por o pé na areia. Mas a verdade é que este tipo de publicidade, mais ainda com o contributo desinteressado de especialistas, vale mais do que muitos minutos no intervalo da Floribela e muito mais do que meses e meses de seca. Daí a importância e o poder de quem domina a hierarquia informativa e a vontade de muita gente em criar agências de comunicação...
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