27.4.05

Euskadi

Este fim-de-semana andei por terras bascas. É uma região muito bonita, singular até. Os vários tons de verde, sempre vivo, da sua vegetação, quase sempre enfeitando montanhas e encostas, misturam-se com o azul do mar, salpicado pelo branco, fruto do bater insistente na costa escarpada.
Mostra-nos que o homem pode conviver em paz com a natureza, não destruindo as suas paisagens e beleza natural, antes a completando e enriquecendo. As cidades, históricas, são cuidadas e bem delineadas, sendo um complemento perfeito para os olhos embevecidos por tanta generosidade. Seguir de Bilbao até San Sebastian, passando por Mundaka e Lekeitio, sempre junto à costa, é uma viagem fascinante.
No entanto, os bascos espanhóis (os franceses, surpresa, foram bem mais simpáticos) não conseguem receber condignamente quem os visita. São antipáticos e pouco prestáveis. Raros são os que olham para os olhos de quem os interpela, antes os vendo como intrusos e não como visitantes. São um povo fechado, talvez fruto da sua eterna aspiração independentista. É especialmente intrigante quando vemos que as suas noites são repletas de cor e animação, quase frenéticas, pouco condizentes com personalidades frias e reservadas como aparentam ser. Sempre, obviamente, com honrosas excepções.
Apesar disso, é sem dúvida uma região a visitar e, principalmente, a desfrutar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que inveja...... realmente as tuas palavras ilustram muito bem o cenário e então aumenta a pena de não poder ir... para já! No entanto tambem eu andei a passear, no entanto por aqui. Nada de muito novo, mas sim para lembrar que somos uns priveligiados! temos uma natureza magnifica aqui tão pertinho... linda! encontrei um parque de campismo fantástico. Se calhar não é novo para muitos, mas para aqueles que não conhecem deixo aqui o endereço que explica um pouco melhor - www.versana.pt, passem por lá, fica no Parque Peneda Gerês, pelo lado da serra da Peneda. Um abraço
Silvia Oliveira