15.4.05

O Disparate

Miguel Sousa Tavares, num dos seus delírios, infelizmente, cada vez mais habituais, insurge-se, hoje, no Público, contra a falta de qualidade do PSD em relação ao PS, chegando ao cúmulo de escrever (cito de memória) "que enquanto a Europa conhecia homens da craveira de Soares, Vitorino, Gama ou Sampaio, pouco teria a dizer em relação a homens como Cavaco, Nogueira, Marcelo ou Santana Lopes".
MST escreveu isto após ter dito que grande parte dos nomes da PSD de hoje deviam a sua notoriedade à política. Não digo que não tenha uma certa razão, mas as comparações, além de profundamente injustas, são totalmente descabidas.
Em primeiro lugar, Cavaco foi uma personalidade única no nosso país, quer se goste ou não. E comparar Nogueira e Marcelo (principalmente este último) com Santana é completamente desajustado.
Em segundo lugar, gostaria que MST referisse em que é que a notoriedade de Soares, Vitorino, Gama e Sampaio se deve menos à política do que os nomes referidos do PSD.
Soares, após se destacado na luta contra a ditadura, viveu essencialmente à sombra desses feitos, e apenas se tornou mundialmente conhecido por ter sido Presidente da República.
Sampaio também adquiriu notoriedade devido ao cargo que exerce.
Ou seja, nenhum deste dois casos é diferente de Cavaco, com a excepção de Cavaco ser hoje, quase unanimemente, considerado o melhor primeiro-ministro pós 25 de Abril e sempre ter sido um profissional reputado, docente do ensino universitário. Neste aspecto apenas Sampaio pode dizer o mesmo, pois era um nome reputado na advocacia portuguesa. Soares vive há anos da política, assim como a sua descendência.
Gama também se tornou conhecido graças ao seu partido e Vitorino, apesar de ser considerado um homem de grande valor intelectual (apesar da constante falta de comparência), apenas adquiriu notoriedade europeia após ter sido nomeado para o cargo político de comissário europeu da Justiça.
MST tem perdido grande parte da lucidez nos últimos tempos, tornando-se demasiado sectário e querendo fazer valer os seus preconceitos e pontos de vista a todo o custo, nem que para isso nos tenha que brindar com alguns desvarios que julgava impossíveis (cada vez menos, diga-se).

2 comentários:

tripeiro disse...

Será que ele conhece um tal de José Manuel Barroso??? E quantos europeus conhecerão esses tais de Gama e Vitorino?

Certo dia estive a assistir a um doutoramento honoris causa na minha faculdade. Um professor espanhol, que tinha que escolher um padrinho de doutoramento... Quem foi? Pois nada menos do que esse "ilustre" desconhecido do mundo: Cavaco Silva...

Enfim, continua a amaurose selectiva!!!

João Pedro Martins disse...

E João de Deus Pinheiro?!
O MST anda com inveja da popularidade do Luis Delgado e resolveu fazer-lhe frente nas análises imparciais... Só pode ser isso!
Já estou a prever grandes debates a dois!