26.7.05

Previsões e Esperanças

Acho que o FC Porto não vai dar hipóteses internamente este ano. Parece que acertou no treinador e em algumas das contratações (outras já se sabiam fiascos desde o início), apesar de ainda ser um bocado cedo para grandes conclusões. Só que como a oposição é o que se sabe... desde que não se invente muito ao longo do ano e que não apareçam muitos Mários Mendes, Hélios e Pedros Henriques e Proenças, o campeonato não nos deverá escapar!
Um porém, no entanto: com tanto dinheiro a ser gasto nestes dois anos, é incrível como não se compraram defesas de qualidade inquestionável e se vai deixando todo um sector envelhecer, sem que os mais novos alguma vez tivessem provado a sua categoria. Vai ser complicado continuar a contar com o mesmo Jorge Costa de sempre (apesar de continuar a ser o meu favorito e o mais indispensável na minha opinião), um Pedro Emanuel que se mostrou melhor no ano passado do que dele se espera, e com um Ricardo Costa que nunca me deu segurança enquanto central nas Esperanças. O Bruno Alves é uma incógnita e o Pepe é carta fora do baralho (ou pelo menos deveria ser!).
Já toda a gente sabe que nunca houve uma grande equipa sem grandes defesas - daqueles que se tronam lendários: Koeman e Sergi no Barcelona; Baresi, Nesta e Maldini no Milan; Hierro e Sanchis no Real; Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira no Porto e Chelsea (entre outros) - isto para só mencionar os mais recentes.

2 comentários:

Pedro C. Azevedo disse...

Exactamente pelo que disseste, a defesa, não posso partilhar desse teu forte optimismo.
Acho que o Porto está melhor. O treinador parece competente e, acima de tudo, parece que sabe o que faz, para quem faz e onde anda. Mas a defesa é realmente uma incógnita muito grande. E mesmo o capitão parece-me que este ano já não vai conseguir corresponder.
O Porto parece mais bem preparado, mas, ainda assim, prefiro esperar para ver.

João Pedro Martins disse...

O meu optimismo justifica-se, como escrevi, pela qualidade (ou falta dela) da oposição interna - com a ressalva, como também mencionei, de haver alguns apitos manhosos a dificultar. Mas mesmo assim, o ano passado, com aquela campanha vergonhosa, tinha dado na mesma. Daí o meu optimismo. Que nem é muito habitual, de resto.