13.12.05

É bom viver em Portugal??!!

Desgraçadamente, todos os defeitos que o Pedro apresentou em relação a Braga não são específicos da cidade mas constituem uma realidade à escala nacional. Quem não conhecer a realidade do nosso país poderia pensar, erradamente, que Braga estaria especialmente afectada por um problema que pouparia as outras cidades. Ora, infelizmente, apesar de tudo o que o Pedro referiu ser verdade, Braga continua a ser uma das cidades portuguesas que oferece melhor qualidade de vida, ainda que comparativamente com cidades de outros países tenha muitos defeitos.
Em relação ao caos urbanístico, à falta de espaços verdes e aos problemas do trânsito, Coimbra não fica nada atrás de Braga, com a agravante de ter os preços do mercado imobiliário muito inflacionados. Aliás, basta passar junto ao novo estádio municipal durante a tarde para se poder apreciar, em todo o seu esplendor, a destruição de uma das zonas mais aprazíveis que a cidade tinha antes da construção de autênticos "bairros sociais de luxo".
Quanto a programas culturais, basta dizer que não existe em Coimbra outra sala para além do Teatro da Universidade (Gil Vicente) que conjuga as péssimas condições acústicas a espectáculos modestos, dirigidos a públicos muito restritos.
Infelizmente, é esta a realidade no nosso País. E nela temos que reconhecer o que é mau e menos mau...

2 comentários:

Pedro C. Azevedo disse...

Concordo que é um problema geral do nosso país e do nosso poder autárquico. Aliás, confesso que o pouco que conheço de Coimbra leva-me a concordar com o facto de a cidade parecer parada no tempo.
No entanto, acho que poucas cidades desperdiçaram, como Braga, tantas condições para crescer ordenadamente e com verdadeira qualidade de vida.

Anónimo disse...

Gosto desta cidadezinha provinciana chamada Braga. Gosto sobretudo das pessoas. Gosto dos amigos que fiz nestes alguns anos. Enfim...
Aquilo que me entristece é a todo o minuto me ocorrer uma má crítica merecedora do respeito do nosso Engenheiro (tenho que dizer que para mim é um chupista). Mas as coisas continuam a ser sub-valorizadas... aliás, tudo o que não é construção o é! Tudo o que não contribua para alargar os bolsos, já fundos, dos amigos do baixote é posto na prateleira.
Não me interessa Coimbra, o Porto e muito menos Lisboa, não me interessa nada de outro qualquer sítio enquanto por cá andar. Agora, se falais de Braga, tenho que vos pedir para atenderem a este meu ponto-de-vista: não teremos há anos demais uma dúzia de senhores, com desmedida ambição pessoal, a tomar conta dos destinos do Município?
Um abraço.


P.S. Moro as uns passos da P. J. de cá de Braga, e parece-me que, há uns anos atrás, tiraram todos férias e nunca mais voltaram!