28.11.06

Sinais da evolução...

Há cerca de 100 anos, Einstein formulou uma charada que, segundo ele, apenas seria resolúvel por cerca de 2% das pessoas.
No entanto, todos os testemunhos de que tomei conhecimento responderam que tinham concluído com sucesso... Concluo, desta forma, que ou as populações evoluíram na sua capacidade lógica e de modelização espacial ou no seu receio de exclusão social se assumissem que não tinham sido capazes!

Ver charada aqui.

(se quiserem fazer um levantamento dos testemunhos de sucesso ou insucesso, poderão começar já pelo meu: consegui, com papel e caneta! Misturada no meio da - quase - totalidade de respostas que certamente obterão semelhantes à minha, esta seguramente será também alvo de cepticismo!)

2 comentários:

Anónimo disse...

Pelas dicas avançadas para resolução dá para perceber que o autor das mesmas pertence ao grupo dos 98% que não conseguem resolver o problema. Na dica 4, utiliza um 'suponhamos' que não é compatível com a solução única da própria charada. É a mesma coisa que resolver um sudoku com um palpite que no final se confirma correcto.
Existe uma solução (única) para o problema que não se obtém por tentativas.

José Augusto Lucas disse...

Confesso que não vi as dicas, mas concordo com o raciocínio (e confirmo-o com a prática, uma vez que no processo de resolução todos os passos foram dados com segurança e sem necessidade de recorrer a tentativas).