27.3.07

Combater o mar

Sinceramente, não consigo entender a confiança daqueles que pensam que o problema da Costa da Caparica se resolveria com a construção ou reforço de paredões.
Desde há muito que combater o mar e a erosão por ele provocada tem sido uma guerra perdida. Apesar da irresponsabilidade dos nossos governantes, o futuro deverá obrigatoriamente passar por afastar as construções do mar, de modo a evitar a sua destruição.
A verdade é que quando o oceano deseja, avança, e há pouco que o Homem possa fazer para o evitar. Colocar rochas e pedregulhos, quando muito, pode ajudar a retardar a retirada, mas nunca conseguirá ser solução ou travar o avanço das águas.
Quer isto dizer que, ou muito me engano, ou apenas Moisés poderia fazer alguma coisa pelo parque de campismo da Costa da Caparica.

2 comentários:

Francisco Rodrigues disse...

Ouvi uma vez na RTPN um professor da faculdade de engenharia do Porto dizer que a única solução é construir diques, tal como os que existem na Holanda; só depois disso, e com uma política sensata de ordenamento de território, se criam novas estruturas. Há alturas em que é preciso destruir e cosntruir de novo, em vez de se remendar e tapar furos.

José Augusto Lucas disse...

Se esse professor do Porto se estivesse a referir à construção [de diques] na costa portuguesa, confesso que, mesmo sem saber de quem se trata, lhe poderei desde já diagnosticar uma boa dose de insanidade mental...