10.7.07

Ainda o estádio do Braga

Escreve Pedro Morgado n'Avenida Central: "Que fique bem claro que a Câmara de Braga não faz nenhum favor ao Sporting de Braga quando lhe cede a utilização do Estádio." Não posso discordar mais de tal afirmação. A câmara resolveu a expensas próprias (entenda-se impostos de todos os portugueses) construir um estádio com o objectivo único de cedê-lo ao clube local, endividando-se brutalmente. Gostaria de saber, em que país civilizado, faz parte da política autárquica construir estádios de orçamentos faraónicos para utilização dos clubes da terra? Panis et circenses.

6 comentários:

Francisco Rodrigues disse...

Eu percebo perfeitamente as palavras do Pedro Morgado. Com estádio ou sem estádio o Sporting Clube de Braga continuará, sempre. O facto de este estádio ser uma joia da arquitectura moderna deve-se a dois factores:

1º - o projecto é realmente muito bom, mas infelizmente para muita gente, foi executado em Braga;

2º - o projecto resulta da ambição de dois "loucos", a saber, o arquitecto Souto Moura e o Engenheiro Mesquita Machado. Sonharam e a obra nasceu.

E o Sporting Clube de Braga, onde entra nesta história? Foi o Sporting Clube de Braga que organizou um Euro 2004 e mandou constuir 10 estádios? Não será o Futebol Clube do Porto beneficiado por ter ao lado do Estádio do Dragão montes de acessibilidades e uma estação de metro? Foi o Futebol Clube do Porto que pagou isso tudo? É que a desculpa do Euro 2004 é igual para todos.

Francisco Rodrigues disse...

...e já agora, o Estádio Axa, com uma estação de metro à porta, concerteza estaria bem mais composto nos jogos do SCBraga e, muito provavelmente, o mito urbano de Braga benfiquista acabaria definitivamente.

Horácio L. Azevedo disse...

Eu discordei da organização do Euro 2004, mesmo adorando futebol. Basta olhar para os países de dimensão aproximada da nossa mas infinitamente mais ricos, que nunca revelaram qualquer interesse em organizar euros e festanças do género, por falta de recursos. Alguns ainda optaram por organização conjunta. Mas Portugal, esse país rico, campeão dos índices da UE, sabe que o futebol é uma designação da política nacional. Hoje a maior parte dos estádios está deserta...
Erros não caucionam erros, claro que o FC Porto também foi beneficiado com esta brincadeira, só os portugueses é que não, mas muitos teimam em não perceber.

Francisco Rodrigues disse...

Completamente de acordo. É que eu não acho justo que, por a euforia Portuguesa ter resultado numa Expo 98, um Centro Cultural de Belém, um aeroporto em Macau e 10 (!) estádios, seja o sporting Clube de Braga e a câmara de Braga acusados de tudo e mais alguma coisa, apenas porque o SCB foi o 1º clube em Portugal a ganhar uns milhões com um simples nome de um estádio. Não temos cumpla que o estádio de leiria tenha uma bancada por terminar, nem que o estádio do bessa se encontre em avançado estado de degradação, nem que o estádio do algarve não sirva para rigorosamente nada. Portugal perdeu e muito com o Euro 2004; as câmaras e o futebol são quase misturas coliodais - mas não responsabilizemos apenas Braga pela máfia do futebol. A justiça, lenta, indecisa e ferrugenta, que se encarregue disso, mas no país todo.

Pedro Morgado disse...

Caro Horácio,

Na minha opinião há que separar as coisas: o problema não está em ceder o Estádio ao SC Braga mas sim em tê-lo construído. O Euro2004 foi um erro e a esse erro a Câmara de Braga somou muitos outros erros dos quais o mais grave foi a megalomania.

De qualquer modo, não vejo melhor uso para o Estádio do que aquele que lhe é dado actualmente.

Anónimo disse...

o Estadio foi caro, mas está feito e por muito que falem está lá. Se foi um erro, ja não é possivel voltar atras, e por mim ainda bem, por 3 razões: è uma obra fenomenal, é um polo turistico, é linda. Já agora uma quarta razão: serve um grande clube que por sua vez engrandece a Cidade. Jose Gonçalves