13.1.07

Taxas moderadoras na saúde

A Psiquiatria é uma especialidade com características particulares, nomeadamente no tipo de pessoas que recorre aos serviços. De facto, os utentes da Psiquiatria podem classificar-se, genericamente em 2 polos. Num dos polos, aquelas que estão efectivamente doentes, por vezes trazidas pelos familiares devido ao facto de não terem iniciativa ou autocrítica suficiente para pedirem ajuda; no outro polo, as pessoas que "querem" estar doentes, que procuram a todo o custo um diagnóstico psiquiátrico, um internamento, uma baixa psiquiátrica a fim de evitar ter que lidar com os problemas ou as responsabilidades do dia a dia. Para este segundo grupo de pessoas, penso que as taxas moderadoras fazem todo o sentido uma vez que constituem uma forma de desincentivar este tipo de comportamento.

1 comentário:

José Augusto Lucas disse...

No fundo, estaríamos a falar de taxas moderadoras para utentes que não necessitariam dos cuidados de saúde mas que, por motivos fraudulentos, a eles recorreram...
Não me parece uma política muito adequada, uma vez que a fronteira entre as duas situações pode ser bastante ténue e susceptível de erro de análise, não podendo tornar-se um processo sustentado de funcionamento.