21.6.06

S. João em Braga

Como certamente acontece em muitas outras cidades, a festa do S. João é desculpa, em Braga, para tentar enfeitar e animar o centro histórico.
Não sei se o responsável é a Câmara Municipal, a Associação Comercial ou ambos, mas a verdade é que esta semana que anunciam de festa transforma-se num verdadeiro martírio para quem tem de trabalhar e frequentar esta zona da cidade.
Além de terem decorado as ruas com iluminação de gosto muito discutível, as barracas que, ano após ano, se instalam por toda a Avenida da Liberdade mais não servem do que impedir as pessoas de circularem livremente pelos passeios e para vender material muitas vezes contrafeito.
Mas, pior que tudo isto, durante todo o dia, de manhã até ao anoitecer, alguém se lembrou de trazer animação sonora às ruas. Animação essa que é protagonizada por uma voz off gravada que dedica todo o seu tempo a publicitar alguns estabelecimentos da região utilizando slogans de criatividade muito duvidosa e num tom que coraria de vergonha qualquer locutor de rádio de sótão.
Para piorar a situação, quando essa voz se cala surge aquilo a que alguns portugueses chamam condescendentemente de música popular.
É algo que não se entende no nosso país. Porque é que as festas populares têm de ser sempre sinónimo de boçalidade, confundindo-se sempre o típico com o piroso?

1 comentário:

Pedro Morgado disse...

Sem dúvida!
Descaracterizaram o S. João e tornaram uma festa que era popular numa manifestação pimba!