6.12.04

Comigo, os médicos vão ser respeitados

É este o lema da candidatura do Dr. José Miguel Boquinhas a bastonário da Ordem dos Médicos. Hoje mesmo recebi em casa mais uma carta de propaganda eleitoral desta candidatura com uma mensagem especial do Dr. Miguel Leão.
Em primeiro lugar quero esclarecer que não sou apoiante de nenhuma candidatura. Por outro lado, não posso deixar de criticar a postura que o Dr. Leão vem assumindo ao longo dos últimos anos e que considero ser um factor relevante, pela sua visibilidade pública, de descrédito de toda a classe médica.
Reportando-me à mensagem do Dr. Miguel Leão devo dizer que a considero toda ela, do princípio ao fim, vergonhosa. Para não ser maçador vou só apontar alguns aspectos mais representativos.

"Escrevo-lhe como Mandatário Nacional do José Miguel Boquinhas. Trato-o assim porque tive o mesmo tratamento de intimidade com o saudoso Manuel Eugénio Machado Macedo e com António Gentil Martins".

O que quer o Dr. Leão dizer com esta frase? Será que quer apresentar-se como aquele que trata por "tu" os grandes nomes da Medicina portuguesa e é ele próprio um logro? Porque se assim não fosse não precisava de se apresentar desta forma no mínimo deselegante.

"Felizmente o José Miguel Boquinhas nunca foi elogiado pelo Ministro da Saúde, como sendo um bom interlocutor".

É este o critério por que se rege o Dr. Miguel Leão? Será que para ser um bom Bastonário é preciso ser repudiado pelo Ministro da Saúde?

"Escolho o Poder dos Médicos e excluo quem representa a proximidade sistemática ao poder político".

Será que o Dr. Miguel Leão está esquecido que o Dr. José Boquinhas foi Secretário de Estado de um governo socialista?

Lamento profundamente que pessoas que ocupam cargos de tão grande responsabilidade façam intervenções públicas de tão baixo nível. Com ele os médicos vão ser respeitados?

Sem comentários: