4.12.04

Uma carta sem resposta

13 de Abril de 1901

Professor Wilhelm Ostwald
Universidade de Leipzig
Leipzig, Alemanha

Estimado Sr. Professor!

Por favor, perdoe a um pai que tem a ousadia de se lhe dirigir, estimado Sr. Professor, no interesse do seu próprio filho.
Começarei por dizer-lhe que o meu filho Albert tem 22 anos de idade, que [...] se sente profundamente infeliz com o seu actual estado de desemprego e que o sentimento de que a sua carreira está desencaminhada e de que perdeu o contacto com o meio se enraíza cada vez mais a cada dia que passa. Além disso, atormenta-o o pensamento de ser um fardo para nós, pessoas de possibilidades modestas.
Tomei a liberdade de me dirigir [a si] com o humilde pedido de que [...] lhe escreva, se possível, algumas palavras de encorajamento, de forma a que ele possa recuperar a alegria de viver e trabalhar.
Se, para além disso, pudesse assegurar-lhe um cargo de assistente agora ou no próximo Outono, a minha gratidão não teria limites [...].
Tomo também a liberdade de mencionar que o meu filho nada sabe acerca da minha invulgar diligência.

Fico, muito estimado Sr. Professor, à sua disposição

Hermann Einstein

in "The Collected Papers of Albert Einstein, vol I"

Sem comentários: