13.3.05

Méritos e Culpas

Discordo do meu amigo J. Cerejeira de que o problema do FCP resida em razões psiquiátricas mas sim que traduz o reflexo duma péssima gestão que aproxima hoje o clube do pior que o Benfica já fez.
Se tivermos memória, lembrámo-nos que 3 anos antes da chegada de Mourinho a situação não era muito diferente: más contratações, problemas no balneário, sucessivos erros de casting na escolha dos treinadores, etc.
Os disparates nas contratações e vendas foram criminosos. Hoje temos um plantel abrasileirado, sem experiência e muitos jogadores sem qualidade para representar o FCP.
No final da última época muitos quiseram limitar a paternidade do mérito dos recentes sucessos, Mourinho ou Pinto da Costa?

2 comentários:

Joaquim Cerejeira disse...

As questões de má gestão e desgoverno no FCP estão, de facto, na origem de todo o problema. Mas existe também uma forte componente psicológica, com falta de confiança, que tem impedido os jogadores de apresentarem o rendimento mínimo. Todos os erros de contratações e dispensas de jogadores não explicam por si só a actual fase da equipa. O FCP continua a ter um plantel suficiente para não sofrer derrotas consecutivas. Aliás, um dos principais méritos de Mourinho, que o tornam provavelmente o melhor treinador do mundo, é precisamente a sua excepcional capacidade de liderar o grupo e de fazer jogos psicológicos com os adversários para motivar a sua equipa. No FCP actualmente não parece haver ninguém com a mesma capacidade... A direcção do FCP deve, naturalmente, assumir as suas responsabilidades no descontrolo que se verifica na gestão, nomeadamente dos recursos humanos do clube.

João Pedro Martins disse...

E a equipa construída pelo Mourinho no seu 1º ano completo, não tinha também experiência alguma, e não foi por isso que deixou de jogar melhor que aquela que foi campeã europeia.