19.10.06

"Cultura"

"(...) hoje, a "cultura" é o meio mais eficaz para obter propaganda.(...) os governantes mais iluminados perceberam que, investindo na "cultura", esssencialmente na "animação cultural", obtêm boa imprensa, legitimidade, figuras de cartaz e "nome". É caro, mas é eficaz, porque tem a enorme vantagem de proteger a propaganda com a intangibilidade da "cultura", que ninguém contesta nem discute, porque a criatividade está acima do debate vulgar da política. (...)"

Pacheco Pereira no Público de hoje (link não disponível), excerto de A "Rivolução" dos nossos dias.

2 comentários:

João Pedro Martins disse...

Lembro-me disso todos os dias quando a minha caixa de correio electrónico é inundada com comunicações da CMBraga - sugestões culturais; Theatro Circo; Biblioteca Craveiro da Silva; Jovens Sulistas de Amsterdão; Novas Praças no Centro da Cidade - enfim, cada palerma que apareça por aí com uma flauta na mão, está sujeito a invadir o meu monitor.
Não quero dizer com isto que este não seja um bom serviço prestado (de louvar até, em certos aspectos) no entanto é a frequência exagerada e o tom de propaganda que me chateiam um bocado.

Babince disse...

Não podemos confundir propaganda com divulgação. Não me parece que o artigo de Pacheco Pereira se refira a esse tipo de "propaganda", que me parece sobretudo, como disse, divulgação por excesso. Também não me parece que a citação procure esse objectivo, o de associar a propaganda à divulgação ou vice-versa.

Babince