13.1.05

Redescobrir o Brasil

O FCP continua a sua saga em busca de jogadores brasileiros. Após a transferência de Leandro e Léo Lima, acertou agora a vinda de Cláudio Pitbull, vindo do Grémio de Porto Alegre.
E, assim, cai definitivamente por terra o argumento daqueles que justificavam esta surpreendente e frenética movimentação de jogadores com a necessidade de diminuir o contingente brasileiro no plantel e com as vantagens que isso traria ao nível da disciplina do grupo.
A verdade é que, com este entra e sai de jogadores lá para os lados do Dragão, quem lucra são os comissionistas e os seus já famosos 10% do valor da transferência. Principalmente num clube com dinheiro fresco vindo desse verdadeiro banco dos clubes de futebol e de tudo o que os rodeia em que se transformou Abramovich.
Nos últimos tempos, o FCP comprou Carlos Alberto, Paulo Assunção, Rossato e Thiago, para os dispensar poucos meses depois. Alguns deles, caso de P. Assunção, Rossato e Thiago, sem chegarem sequer a conhecer o relvado do clube que os contratou. Até pode ter acontecido que os tenha vendido pelo preço que os comprou (o que não acredito), mas não nos podemos esquecer que tanto no momento da compra, como no momento da venda, houve um "qualquer" empresário de jogadores (Jorge Mendes, provavelmente, que inevitavelmente surge associado a todas as transferências do Porto) que embolsou uns quantos milhões de comissão (pela sua preciosa ajuda), à custa desses pretensos erros e dificuldades de adaptação, sempre invocados neste tipo de situações.
Aliás, quanto a Carlos Alberto que foi dispensado, apesar do seu inegável talento e potencial, com a desculpa de que o seu comportamento, demasiado relaxado e brincalhão, não era próprio de um verdadeiro profissional de futebol, com os correspondentes prejuízos que isso traria para o grupo de trabalho, deixo esta frase que vem hoje em "O Jogo" acerca do mais recente reforço, Cláudio Pitbull:

"Mas se Pitbull é agressivo dentro do campo, fora dele é tão brincalhão como Carlos Alberto. Aliás, o balneário portista vai ficar mais ou menos a mesma coisa depois da troca."

Sic transit gloria Porti...

Sem comentários: