22.1.05

Santana na SIC

Pedro Santana Lopes esteve ao seu melhor nível, hoje, na SIC e na SIC Notícias. Mostrou que José Sócrates deve de facto temer o confronto entre ambos em futuros debates.
Estava calmo, bem disposto e cheio de "fair-play". Depois, bastou juntar a sua habitual eloquência e estilo emocional e intimista que assenta que nem uma luva no "Expresso da Meia-Noite". Teve até espaço para explicar alguns mal-entendidos, como o seu discurso de tomada de posse, entre outros.
Desarmante, a sua tirada a Nicolau Santos, quando lhe disse que estava muito calmo, certamente por o ter ali à frente, não podendo arrasá-lo, como costuma fazer nos seus artigos da secção de economia do "Expresso". A isto, Nicolau Santos só conseguiu responder com um sorriso e murmurar: "Não será bem assim..."
Mas a verdade é que Santana tem alguma obra para exibir, enquanto Sócrates continua a ser uma mera recordação de alguma teimosia, num tempo de submissão guterrista, no caso da co-incineração. De resto, nada mais tem para mostrar. Por isso, o seu silêncio torna-se cada vez mais ensurdecedor.
E depois está-se a assistir a um estranho fenómeno: a um Santana cheio de vigor e combativo, responde sempre um Sócrates fechado, sempre a reboque dos acontecimentos e, aparentemente, algo resignado com o que o futuro lhe der.
Tudo isto pode não querer dizer muito, pois o desgaste, por vezes demasiado provocado e artificial, já é muito, mas, sem dúvida, que Santana sente que já viveu piores dias, como prova o sorriso largo com que acabou a sua última intervenção...

1 comentário:

Anónimo disse...

"...enquanto Sócrates continua a ser uma mera recordação de alguma teimosia, num tempo de submissão guterrista, no caso da co-incineração."

Uma afirmaçao desta natureza pressupoe uma autoridade que desconhecia em V.excª! Deve certamente ter muito trabalho ao serviço do Pais para poder dizer que um Homem como Jose Socrates se resume a uma lembrança de teimosia. Ou nao!