23.1.06

Os resultados

Algumas notas sobre os resultados de ontem:

  1. Cavaco Silva foi o incontestável vencedor, ao conseguir uma vitória inédita à primeira volta contra cinco (ou quatro, se preferirem) candidatos que, ainda por cima, o elegeram unanimemente como o adversário a abater. Só por manifesta má-fé se pode tentar diminuir a grandeza e expressão da sua difícil vitória. Fez uma campanha acertada, mas não arriscou o que, apesar de tudo, lhe deve ter custado alguns votos. Duvido que no seu resultado esteja a soma de toda a direita, que também se absteve ou distribuiu alguns votos por Alegre.
  2. Manuel Alegre também foi um dos vencedores da noite, ao conseguir superar o candidato apoiado pelo partido que o recusou. Saiu nitidamente beneficiado pelo seu recentíssimo e auto-proclamado estatuto de excluído partidário, já que, assim, muitos descontentes da esquerda, que teriam alguma relutância em votar no candidato do partido do governo, sentiram-se livres para votar na sua candidatura. Duvido, por isso, que, se se tivesse candidatado apoiado pelo PS, o seu resultado fosse a soma da sua votação com a de Mário Soares. Os resultados, juntamente com a reacção primária do Primeiro-Ministro, tentando calar a sua declaração, podem ser internamente capitalizados, no entanto, o poder tudo une e tudo cura.
  3. Jerónimo de Sousa até poderia ser um dos vencedores da noite, no entanto, a sua reacção aos resultados fez relembrar o que de pior o PCP tem dado à democracia portuguesa e fez cair a sua máscara de simpatia que disfarça tantas das suas debilidades. A falta de respeito cívico e espírito democrático apenas revelam o seu atraso civilizacional e político.
  4. Mário Soares foi o grande derrotado. Pagou caro pela campanha de afrontamento, arrogância e autismo político que protagonizou. Radicalizou ao máximo o seu discurso, esquecendo que não era aí que deveria ir buscar os seus votos. Os portugueses mostraram que nunca entenderam a sua candidatura, levando Mário Soares a uma humilhação perfeitamente desnecessária no seu rico currículo político.
  5. Francisco Louçã foi outro dos derrotados. Ao contrário do que pensava, não vale mais do que o Bloco, que depois das autárquicas, tem também nas presidenciais um resultado aquém do esperado. O efeito novidade começa a desvanecer-se e nem a sua pitoresca declaração final em jeito de comício, onde conseguiu encontrar uma suposta vitória numa derrota em toda a linha, consegue esconder a frustração.
  6. José Sócrates perdeu certamente com a atitude grosseira e deselegante que teve com Manuel Alegre, ao iniciar a sua declaração quando este já falava. Os resultados não lhe correram bem, já que o candidato apoiado por si teve um resultado humilhante. E nem uma suposta estratégia de poder interno o pode salvar dessa constatação. No entanto, penso que o novo presidente lhe dará uma genuína estabilidade política e deve ter suspirado de alívio por não ter que apoiar Alegre numa segunda volta.
  7. As televisões protagonizaram, juntamente com Sócrates, o pior momento da noite, já que numa inacreditável subserviência editorial não hesitaram em interromper a transmissão da declaração de Manuel Alegre, segundo candidato mais votado pelos portugueses, para transmitir a declaração do primeiro-ministro que, embora sendo uma alta figura de Estado, não era protagonista naquela noite.
  8. Os líderes do PSD e CDS-PP não podem fazer grande gala da noite de ontem. Cavaco Silva nunca os deixou aparecer de modo a que possam dizer que tiveram uma grande vitória. No entanto, o resultado perto dos cinquenta por cento reforça a importância do partido de Ribeiro e Castro. Quanto a Marques Mendes, acabaram-se as desculpas, e tem que começar a fazer oposição.

Sem comentários: