7.1.06

Vontade ou Coragem ou Outra Coisa Qualquer

Desde já as boas vindas ao João Vilaça.
Não deixando de concordar, como é óbvio, com tudo o que escreveu, acho que devo realçar a coragem (ou melhor, a falta dela) como factor preponderante para o atraso e estagnação em que nos encontramos - coragem para decidir, coragem para agir, coragem para afrontar, coragem para denunciar, coragem para impôr quando necessário, coragem para abnegar e rejeitar, coragem para assumir, coragem para mudar, com revolução ou evolução - enfim, "tomates" (peço desculpa pela conotação sexista) para o que é preciso fazer para impedir que este estado de subdesenvolvimento encapotado continue a subsistir, num país cada vez mais desacreditado, corrupto e sem futuro.
E escevo coragem, quando na verdade acho que falta muito mais vontade do que coragem. A coragem só é chamada depois da vontade aparecer. E a vontade já não aparece muito...
Infelizmente, para cada um de nós que à medida que vamos "crescendo", nos vamos deparando e confrontando com os mais diversos casos sintomáticos e reveladores do nosso atraso, já não será suficiente termos vontade de fazer a nossa parte!
Mesmo sendo eu uma pessoa comodista, já não consigo acreditar que se fôr fazendo a minha parte, a minha parte estará feita!
E porquê? Porque a minha parte será sempre muito pouco! E a nossa parte será também sempre muito pouco!
O que nos resta?!
Sou primeiro cavaquista e depois social-democrata, mas é urgente exterminar este bloco central castrador, corrupto, inepto, desacreditado e imoral.
Da maneira que as coisas estão, eu prefiro a integridade de um ditador humilde, a ser 'mamado' todos os dias por centenas de democratas parolos, chauvinistas e presunçosos que devem achar que estamos cá todos para que cada um 'mame' como puder.

1 comentário:

Pedro C. Azevedo disse...

Castrador, corrupto, inepto, desacreditado, imoral, não conheço nenhum regime ditatorial a que isso não se aplique.