19.2.05

O costume

Quando o FC Porto perdeu com o Braga, no Dragão, por 3-1, o segundo golo dos bracarenses (quando o jogo se encontrava empatado) foi marcado com o avançado do Braga em flagrante posição de fora-de-jogo. Nem uma palavra na 1ª página dos jornais, na altura. E poucos falaram desse caso.
Ontem o Porto venceu o Belenenses, por 1-0. Não vi o jogo, mas, pelos vistos, há um lance duvidoso, na área dos portistas, no final do jogo. A ser penalti (não sei) terá sido o único erro do árbitro durante todo o jogo. O jornal A Bola, no entanto, não se exime a fazer disso o grande tema da sua 1ª página (pena o Simão ter o cabelo rapado...).
É o costume...

3 comentários:

Mário Almeida disse...

Não deixando de ser verdade o que escreveu...
lembro-me aqui há 2/3 anos, o FCPorto ter sido prejudicado num jogo (não me lembro qual), e o árbitro era o Carlos Xistra´.
Título d'O JOGO em letras garrafais: XISTEMA.

Pedro C. Azevedo disse...

Acredito que isso tenha acontecido, mas tem existido, ao longo dos anos, uma nítida desigualdade de tratamento.
Sem querer transformar isto numa infindável troca de episódios, temos o jogo Benfica-Estoril, esta época, em que a vitória dos encarnados resultou de um penalti hilariante, e o jornal A Bola apenas teve algumas dúvidas. Mal focando isso no trabalho do árbitro.
E digo-lhe já, defendo muito mais esta postura do que a contrária.

Mário Almeida disse...

A desigualdade, que existe, reflecte a diferença de número de adeptos dos três clubes.
A nossa imprensa desportiva (e todas as outras?) escreve para os seus leitores. A Bola escreve para os benfiquistas e o Jogo para os portistas. Depois de aceitarmos isto, não nos irritamos mais com os jornais.
E também concordo com o seu último parágrafo.
O futebol português precisa de uma vassourada de cima a baixo, jornalistas incluídos.
Só que a seguir vinham outros portugueses. E o problema mantinha-se.